Gerente de E-commerce – Qual o seu papel e atribuições
O gerente de e-commerce desempenha um papel fundamental para o sucesso de uma loja, portanto seja para contratar ou para quem deseja seguir carreira nesta área, é necessário conhecer bem qual o seu papel e suas atribuições.
A internet, o comércio eletrônico e o marketing digital trouxeram às posições de destaque jovens profissionais que se desvincularam da triste rotina da mera extração de dados gerenciais e planilhas retrógradas para dar lugar à incessante busca de novas informações, metodologias e ações inovadoras
Estes profissionais estão sempre no olho do furacão do ambiente digital, deixando de ser meros robôs analíticos, mas trabalhando e compreendendo os números de maneira humana e criativa.
Este artigo tem a mera intenção de trazer noções que façam pensar e não que venha vaticinar uma palavra final que, cá para nós, jamais existirá no mundo dos negócios online.
Partindo dessa premissa é imperativo afirmar que do estagiário ao presidente, das sempre simpáticas moças da limpeza aos especialistas em tecnologia, todas as informações são importantes. Para que isso ocorra, é imprescindível a habilidade e conhecimento do Gerente de E-Commerce em coletar os dados e explorar as informações.
No entanto, de posse delas, é preciso tornar a tomada de decisões mais precisa, cada vez mais próximo do planejamento e do conceito e milhas e milhas distante do próprio ego ou gosto pessoal travestidos de feeling.
Organizando as informações no e-commerce
A qualidade da hierarquização do conteúdo, bem como da usabilidade e experiência oferecidas ao usuário, tudo tem influência decisiva nos resultados online.
Caso um funil de compra seja de difícil compreensão, automaticamente aumentará a taxa de abandono do seu carrinho.
Esse tipo de comportamento é de fácil identificação através da correta utilização de ferramentas de análise como o Google Analytics, Predicta ou Adobe Omniture, por exemplo. Essas ferramentas de web análise nos ajudam a entender este processos.
É importante verificar que, o excesso de recursos técnicos e a quantidade avassaladora de tecnologias embutidas em ferramentas gratuitas de considerável simplicidade na utilização, resultam em um soterramento de dados e uma incontida ansiedade de aferir tantos itens quanto possível.
Na verdade, o gestor de e-commerce deve escolher poucos dados de preponderante relevância para serem mensurados e comparados – KPI. Posteriormente, caso haja necessidade, realizar sutis e pertinentes modificações neste processo.
Há de se evitar, também, tratar cada peça como uma só. Banners, E-Mail Marketing, Campanhas, Search Engine Optimization, Search Engine Marketing e imersão em Redes Sociais têm métricas e conversões específicas que devem ser planejadas e parametrizadas de maneira independente, cada qual de acordo com sua própria estratégia.
A visão do gerente de e-commerce deve ser global
Não é pela óbvia necessidade de vender que o gerente de uma loja virtual tem que se preocupar tão somente em oferecer ao seu cliente ofertas imperdíveis, promoções inacreditáveis, infindáveis parcelamentos e frete grátis.
O cliente online é exigente e permite poucas falhas. No entanto, existem estratégias que podem tornar o e-commerce mais amigável, como por exemplo, as inúmeras formas de prestar serviços ao cliente, e para isso, as mais diversas formas de interações com as mídias sociais.
Também existe a responsabilidade da infra estrutura tecnológica. O gerente de e-commerce deve saber escolher a melhor tecnologia de vendas disponível para adaptar-se ao seu modelo de negócio bem como a segurança e certificações para as transações online em comércio eletrônico.
Além disso, é também uma das atribuições de um gerente de e-commerce, a questão da logística, que consiste em acompanhar do controle de estoque e das operações, à expedição e ao pós-venda, seja como forma de prestar um serviço melhor ao cliente, seja na política de trocas e pronta solução de eventuais problemas que possam surgir.
As funções de um gerente de e-commerce
O gerente de e-commerce tem a função de aumentar o número de visitas do site e cuidar para que essas visitas sejam qualificadas, aumentando consequentemente a taxa de conversão das suas diversas estratégias.
Acompanhar da oferta à expedição dos produtos certos para o cliente certo (relevância é o nome do jogo) e o compromisso com a total satisfação de quem realiza a compra, fidelizando-o a ponto desse mesmo cliente além de tornar a comprar em seu site, ser o próximo embaixador de sua loja virtual.
Publicado originalmente no portal Guia de E-commerce